O consumo moderado de bebidas alcoólicas pode reduzir o risco de demência em pessoas mais velhas, segundo novo estudo da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos.
A pesquisa mostrou que, entre os adultos cognitivamente normais, um ou duas doses alcoólicas por dia está associado a 37% menor risco de demência em seis anos.
Entre aqueles que já têm problemas cognitivos, no entanto, começar a beber moderadamente não faria qualquer efeito no declínio cognitivo. E beber demais poderia dobrar seus riscos de desenvolver demência.
Os pesquisadores acompanharam, por seis anos, mais de três mil idosos, sendo 2587 com avaliação cognitiva normal e 482 com transtorno cognitivo leve no início do estudo, e descobriram que havia uma redução muito substancial no risco de demência entre aqueles que não tinham problemas cognitivos inicialmente e bebiam com moderação.
As razões exatas dessa proteção ainda não estão claras. Os pesquisadores acreditam que o consumo moderado de álcool pode aumentar a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que ajuda as células cerebrais a se comunicarem umas com as outras.
Fonte: http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=152529
Nenhum comentário:
Postar um comentário